Rota do Vinho no Vale do São Francisco
A produção de vinhos no Vale do São Francisco está concentrada entre Bahia e Pernambuco, no eixo Petrolina-Juazeiro. Conheça nosso roteiro na Rota do Vinho no Vale do São Francisco, recheado de surpresas e experiências inesquecíveis.
A cidade base é Petrolina, e de lá saem os passeios para explorar as principais vinícolas nos municípios de Lagoa Grande e Santa Maria em Pernambuco e Casa Nova, na Bahia.
Um roteiro para conhecer a produção de vinhos tropicais, com uvas cultivadas em um ambiente pouco propício para a produção de vinhos – solo seco, argiloso, pedregoso, e muito sol. Descubra a história vitivinícola da região, as técnicas de manejo dos vinhedos e desfrute de vinhos finos tranquilos e espumantes. Tudo isso à beira do Rio São Francisco.
Curiosidades da região
- Uvas emblemáticas da região: Syrah. Tempranillo e Moscato
- A região produz os chamados vinhos tropicais, com originalidade e identidade própria da região tropical, distinta no mundo vitivinícola.
- Em um mesmo dia, você consegue ver os vinhedos em diferentes fases: repouso, poda, brotação e colheita
- No Vale do São Francisco, o ciclo da videira é de 4 meses, o que resulta em 2 safras por ano, o que normalmente, no mundo do vinho, ocorre apenas 1 safra por ano.
- Épocas de colheitas: de abril a agosto e de outubro a fevereiro. Viajar nestes períodos é interessante para vivenciar a experiência de colher as uvas!
- A região é responsável por 90% da produção de uvas de mesa do Brasil e a maior produtora de manga do país.
Confira nosso roteiro e programe a sua próxima viagem!