-
1 - MENDOZA (Argentina)
Ao pé das Cordilheiras dos Andes em meio a lindas paisagens, a região produz cerca de 80% dos vinhos argentinos. A amplitude térmica, a qualidade do solo e as inovadoras tecnologias garantem as boas condições para a produção de vinhos de alta qualidade. Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah e Chardonnay são as principais uvas cultivadas nas mais de 1000 vinícolas que recebem os visitantes em tours guiados para conhecerem as etapas de produção, armazenamento e degustação de seus principais rótulos.
-
2 - Cité du Vin
Bordeaux é um dos destinos mais desejados pelos amantes do vinho, A Cité du Vin é o mais novo atrativo da cidade e resume aquilo que a região tem a oferecer: o vinho! Trata-se do maior museu do vinho do mundo e seu objetivo é mostrar o vinho de forma diferente, através de uma experiência envolvente e sensorial para entreter os amantes da bebida de Baco em um espaço temático e cultural. O prédio se assemelha as curvas e voltas que o vinho faz ao ser despejado em uma taça.
-
3 - TOSCANA (Itália)
Surpreenda-se com os vinhos da Toscana e as lindas paisagens da zona rural italiana. Explore a idílica cidade de Montepulciano e prove seus vinhos vino di vino nobile em uma antiga adega. Aproveite para saborear a gastronomia italiana almoçando em uma vinícola de Montalcino com harmonização de vinhos Brunello di Montalcino locais. Visite uma adega de Chianti, e desfrute de uma sessão de degustação de vinhos.
-
4 - DOURO (Portugal)
O enoturismo é uma das atividades mais frequentes da Região do Douro. São diversas quintas (vinícolas) que permitem visitação e degustação dos vinhos locais., além de hospedagens premiadas internacionalmente pela excelência de qualidade. São produzidos vinhos com características únicas que lhes conferem cor, aroma e sabores inigualáveis. Os visitantes podem fazer parte das vindimas, que mais parece um festejo que um trabalho e apreciar a gastronomia local acompanhada pelo vinho da região.
-
5 - STELLENBOSCH (África do Sul)
Uma das regiões vinícolas mais famosas da África do Sul e está situada a apenas 40km Cidade do Cabo, o que facilita diversos passeios Enoturísticos de um dia saindo da capital. O terroir da região transmite características únicas e peculiares aos vinhos, as principais variedades cultivadas em Stellenbosch são as uvas Cabernet Sauvignon, Chenin Blanc, Sauvignon Blanc, e a emblemática Pinotage. Nesta região, fica a linda vinícola de Ernie Els, o famoso golfista e ídolo sul-africano, entre outras.
-
6 - VALLE DE CASABLANCA
A 50 km de Santiago, a caminho do litoral, o Valle de Casablanca é uma das regiões mais novas na produção de vinhos no Chile. Uma corrente fria vinda do Oceano Pacífico a noite é o diferencial da região para a produção de excelentes vinhos brancos, ligeiramente salinos, de Chardonnay e Sauvignon Blanc, e tintos suculentos de Pinot Noir. Destaque pra a visita da Viña Matetic, 100% orgânica e biodinâmica com excelente infraestrutura para o enoturismo.
-
7 - Napa Valley
Paraíso dos vinhos nos Estados Unidos, Napa Valley ganhou notoriedade na década de 70 quando um vinho californiano ganhou de um vinho francês em uma competição na França. Hoje recebe mais de 4 milhões de visitantes em buscas de suas boas safras, O sol intenso, o ar fresco e a tecnologia fazem de Napa uma região inovadora e muito apreciada pelos admiradores de vinhos.
-
8 - SAINT ÉMILLION (França)
Os 1.400 anos de viticultura de Saint Emilion lhe renderam o título de Patrimônio Universal da Unesco em 1999. O vilarejo medieval fica a 40 Km de Bordeaux. É rodeado de Chateauxs, repleto de restaurantes de boa gastronomia e lojas de vinhos que oferecem degustações gratuitas, cursos de vinhos e experiência de provar, escolher e produzir seu próprio vinho. Em Setembro acontece a festa do vinho que celebra a época da colheita e a herança da cidade. Santé!
-
9 - BENTO GONÇALVES (Brasil)
Bento Gonçalves está no Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha. É a única Denominação de Origem de Vinhos no Brasil e está prestes a se tornar a Capital Brasileira do Enoturismo. A cultura do vinho veio com a imigração italiana, e até hoje a região tem influências gastronômicas e culturais da Itália. Paisagens lindas e bons vinhos te aguardam no Sul do Brasil.
-
10 - ALENTEJO (Portugal)
Uma das maiores regiões vitivinícolas de Portugal, o Alentejo está na lista das melhores Rotas de Vinho do Mundo e consequentemente conta uma vasta oferta de enoturismo. Reguengos de Monsaraz, Campo Maior, Albernoa e Estremoz são alguns destinos que oferecem experiências enogastronômicas incríveis. Vinícolas como Herdades do Esporão, Casa Mayor, Cartuxa são alternativas fantásticas para conhecer a riqueza do enoturismo do Alentejo.