No final do século 20, O Brasil teve uma significativa mudança no panorama vitivinícola, com o aparecimento de vinhos de muita boa qualidadade, fruto da mudança da mentalidade de uma boa parcela dos produtores, que vêm investindo muito para melhorar não só a viticultura, como também a vinificação. Os novos vinhos brasileiros são bastante interessantes, diferentes dos vinhos de algum tempo atrás, criticados e desprezados pelos consumidores.
O Enoturismo acompanhou essa transformação e vem colaborando muito para que os consumidores descubram os terroirs brasileiros e as características dos distintos vinhos produzidos de Norte a Sul.
Conheça nossos roteiros para experiências inesquecíveis no mundo do vinho!
Cerca de 90% da produção de vinhos no Brasil está concentrada na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. O Vale dos Vinhedos é o principal e mais bem estruturado destino de Enoturismo do Brasil e está localizado a 130km de Porto Alegre, entre os municípios de Garibaldi, Monte Belo do Sul e Bento Gonçalves. Os vinhos produzidos alí são referência no Brasil e no mundo, tendo a região recebido a primeira Denominação de Origem do Brasil, atestando a qualidade dos vinhos produzidos ali.
A história da uva e do vinho na região tem início lá em 1875, quando os primeiros imigrantes italianos chegaram em Bento Gonçalves. Durante a viagem, o visitante sentirá a influência italiana presente em toda a parte e conhecerá a linda história de superação que deu origem aos nossos belos vinhos de hoje.
As vinícolas são o principal atrativo e ficam abertas durante o ano todo. Vinícolas familiares, boutique, orgânicas, cooperativas e grandes empreendimentos oferecem tours guiados por suas instalações onde contam a história da vinícola, como é o processo de vinificação e oferecem degustação de alguns de seus rótulos. A maioria das vinícolas cobram uma taxa de visitação e é recomendável agendar sua visita com antecedência.
Para percorrer com segurança as rotas dos vinhos (se beber, não dirija. E você vai beber!), o melhor a se fazer é contratar um carro com motorista/guia caso queira fazer um roteiro personalizado e mais privativo, ou fazer passeios em grupo visitando as mais variadas vinícolas.
Confira nossas opções de roteiros e programe sua próxima viagem! Visitar o Vale dos Vinhedos é apreciar deliciosos vinhos em meio a lindas paisagens e interagir com a história dos imigrantes italianos.
A produção de vinhos dos estados da Bahia e Pernambuco está concentrada no eixo Petrolina-Juazeiro, em particular nos municípios de Casa Nova, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.
Numa paisagem de caatinga, típica do sertão nordestino, pratica-se a viticultura graças à irrigação dos vinhedos com água procedente do Rio São Francisco. O clima tropical semiárido, única no Brasil, apresenta temperaturas ao longo do ano que possibilitam que os vinhedos produzam uvas em todos os meses do ano. Como resultado, pode-se encontrar no mesmo dia, uvas totalmente maduras a alguns metros de uvas totalmente verdes.
A região produz os chamados vinhos tropicais, com originalidade e identidade própria da região tropical, distinta no mundo vitivinícola. Os vinhos produzidos alí são vinhos tranquilos e espumantes, vinho licoroso e brandy.
A grande uva da região é a moscatel, que tem nesta região uma belíssima expressão varietal e serve de base para excelentes espumantes. Outras varietais cultivadas, como a cabernet sauvignon, a touriga nacional e a syrah demonstram bom potencial dando origem a vinhos bastante satisfatórios.
O enoturismo da região está em desenvolvimento acelerado e as vinícolas estão de portas abertas para receber o visitantes que desejam conhecer os vinhos do sertão. Passeios de barco pelo Rio São Francisco dão um toque especial à viagem, seja para um mergulho revigorante para afastar o calor, ou curtir o lindo pôr do sol acompanhado de bons espumantes.
Conheça nossos roteiros e programe sua próxima viagem!